Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

É apenas um sonho

Liberdade, o que é essa tão famosa liberdade? Já foram muitos os que tentaram explica-la, poucos conseguiram. Segundo Fernando Pessoa “liberdade é a possibilidade do isolamento”, eu discordo. Seres humanos são criaturas sociáveis, precisam e querem uns aos outros, se liberdade é poder ficar sozinho para que buscá-la tanto? Vamos facilitar. Ramificar. Liberdade de opinião, agora ficou fácil. Poder falar o que vem a cabeça, xingar o presidente sem medo da polícia, criticar o sistema sem o perigo da tortura... São inúmeros os exemplos que podem ser citados. Mas olhando com mais atenção, eles significam alguma coisa?
            Não! Ao longo dos séculos quadros da liberdade guiando o povo foram pintados, ditadores derrubados, usurpadores do poder público mortos e nada mudou. Quer dizer, mudou sim, o poder mudou, de mãos. Em um revezamento precário, no qual quem chegou acabou fazendo a mesma coisa de quem saiu, e nesse meio tempo a tal liberdade de opinião é muito falada e pouco vista. Não por culpa apenas dos poderosos, fique bem claro, é pelo contrário, muito mais por culpa do povo, da numerosa plebe, porque quem está no poder está lá porque alguém o colocou, ninguém chega a lugar nenhum sozinho, e a liberdade de opinião é pouco vista por preguiça, por comodidade, ou hoje em dia se vêem protestos nas ruas? Reivindicações populares? Nós assistimos todos os dias na televisão que a economia está ótima, que o PIB está aumentando e blábláblá. Todos nós achamos lindos os gráficos com suas flechinhas coloridas apontando para cima, é ou não é uma maravilha?
            Não! Mais uma vez não. Ou alguém ai viu algum resultado da beleza do aumento do PIB? No salário dos servidores públicos é que não foi. De que adianta esse aumento estupendo afinal? Alguém pelo menos sabe o que PIB significa? Poderia muito bem ser “Povo Idiota e Burro”, que prefere olhar para os gráficos do que para a educação pública se deteriorando, das greves na saúde, dos doentes nos corredores, dos jovens perdidos nas drogas e da violência sem limites.
            E agora, onde está a liberdade de opinião, de expressão? Onde sempre esteve: na mão de um povo que não sabe usar. Olhando para trás vemos que houve épocas que quem a usava era morto, mais para frente corajosos a fizeram de bandeira, época em que a população sabia o que era impitimam e não tinha medo de usa-lo, mas agora parece que voltamos para o passado. Bom se fosse, pelo menos no passado o povo queria usar a tão desconhecida liberdade de opinião, mas agora que temos ela em mãos parece que perdeu o valor, para que iríamos querer ela não é mesmo, afinal o PIB está crescendo!
            Quando finalmente podemos exercer nossos direitos nos prendemos no comodismo de uma falsa vida perfeita, é um sonho distante que está nos cegando, e só iremos acordar quando tomarmos um banho de água fria.

5 comentários:

  1. Retribuindo sua visita e estou te seguindo também.
    Em relação a postagem, eu costumo dizer algo mais ou menos assim: A Democracia é a ditadura da maioria.
    Enfim, vamos tocando em frente.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  2. bom texto sobre liberdade, vc escreve muito bem e leva muito jeito para a coisa. parabéns.

    visite o nosso blog e comente tmbm... gostando siga q t seguiremos tmbm

    layout 2011 e 2 novos vídeos
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Um belo texto e, um bom conceito sobre liberdade... busca-se liberdade mas pouco sabe-se sobre ela a verdade é essa. Enquanto não se souber ao certo o que realmente é ser livre, não será fácil seguir em frente.

    você escreve bem.

    ResponderExcluir
  4. obg pelos comentários e pelas visita :D

    Mikael, já entrei lá e já estou seguindo teu blog õ/

    ResponderExcluir
  5. Sim, temos uma grande liberdade, mas ainda corremos o risco de que a tirem de nós. Quando escândalos do governo que são omissos por não termos possibilidades de estarmos lá para fiscalizar são revelados pela mídia, pela imprensa, são reveladas as reais intenções dos governantes. Eles não querem que jornais e revistas manchem a reputação de seu governo, por isso apresentam apenas gráficos que mostram os setores da economia do país que está crescendo e tudo mais. Junto vem o discurso de que a imprensa está inventando coisas a seu respeito, como o Lula disse “querem me derrubar”. Como se não tivéssemos o direito de saber o que está acontecendo..
    Ainda há quem lute por ideais em pró de uma condição de vida melhor, mas a maioria das pessoas não quer levantar a bunda do sofá e reivindicar seus direitos. Preferem ficar assistindo a novelas, reality shows, coisas que nos dão prazer. Pois esse falso prazer é só para nos distrair e que não tenhamos tempo de refletir sobre a nossa atual situação, para perceber a gravidade de tudo isso. Prefeitos fazem pracinhas mas não fazem nenhuma melhoria no sistema de saúde. Hoje os governantes sabem mais como controlar a mídia a seu favor, para que ninguém conteste seus atos.
    Como eu disse, você também, temos liberdade, só falta sabermos usá-la! Um pouco de cultura não faz mal para ninguém. Se todos procurassem saber mais sobre a situação do nosso país, sobre sua economia, e a história dele, compreenderíamos melhor o que deve ser feito, para que causa devemos lutar.
    É um belo texto, e é ótimo saber que ainda há pessoas que se importam com o caos que está acontecendo e tentem avisar os outros disso! Adorei
    Beejao*-* http://rulezandfacts.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Crítique, opine, deixe a sua opinião sobre o assunto, não apenas um 'bom' ou 'ruim', afinal, colocar a cabeça para funcionar nunca matou ninguém.