Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

007, licença para matar

Quem nunca assistiu a um filme hollywoodiano, seja de James Bond ou qualquer outro, em que o personagem principal tinha a famosa “licença para matar”? Pois é, hoje em dia não precisa ser nem agente secreto para se ter essa e muitas outras: licença para roubar, estuprar, agredir... A lista é grande, e para ter todas essas basta apenas um requisito: Ser menor de idade.
A sociedade brasileira começa agora a discutir a redução da maioridade penal. Uma discussão necessária, mas tardia. Ou será que um assassino cruel de quinze anos é melhor que um de trinta? A conversa de que “ele não sabia o que estava fazendo” ou “a idade justifica tudo” não cola mais, ou não deveria colar. Um país que quer se tornar uma das potências mundiais não pode se dar ao luxo de deixar o caos e a violência reinarem, ou nunca chegaremos a lugar algum.
A morte para um jovem menor de idade significa o mesmo que para outro, de vinte, vinte e cinco anos, ou para alguém de cinqüenta. É o fim de tudo. Sem mais alegrias, sem mais tristezas, sem mais futuro. O assassinato também significa a mesma coisa para todas estas faixas etárias. Você está impondo a morte para alguém. Está impondo o fim de tudo. Sem mais alegrias, sem mais tristezas, sem mais futuro, sem mais delongas. É chegada à hora de decidirmos o que queremos daqui para frente. Se iremos permitir que um assassino junior escreva um ponto final em nossa historia, sabendo que ele não ficara mais de dois, três anos na prisão, ou se acabaremos de vez com essa injustiça e violência que assola nossas vidas. Limites existem, são necessários e devem ser usados, independente da idade. Se os jovens são o futuro da nossa pátria devemos guiá-los para que não se percam no caminho, ou não encontraremos mais caminho algum. 

5 comentários:

  1. aaah primeiro post é sempre o melhor!
    Talvez pela ansiedade, criatividade..rsrsrs

    Tomara que continue assim.
    Estou te seguindo também, tá ?
    http://sospresentesparanamorados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. DUSIAHUDI
    então tomara que continue assim
    amanhã posto denovo, ai vamo vê

    obg por seguirem :]

    ResponderExcluir
  3. Polêmicooo...
    Esta é uma boa chamada a polêmica causa murmurinhus que se espalham pela rede blogueira!
    Excelente.
    Bem, esta ótimo!
    http://eujaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com você.. Mas acho complicado simplesmente reduzir a maioridade penal, acho que isso requer toda uma estrutura e preparação, o que hoje não temos no país.. Meu ponto de vista: Não importa o que fez, hoje um criminoso no Brasil fica no máximo (e no máximo mesmo) 30 anos preso. Então se você coloca um adolescente de 15 anos junto com presos adultos nas prisões que temos hoje no país, ela se torna uma escola, e ele sai de lá com 45 anos pronto para outros crimes..

    ResponderExcluir
  5. é uma boa observação, sem contar com os presídios super lotados e a falta de infra-estrutura no sistema prisional do país.

    ResponderExcluir

Crítique, opine, deixe a sua opinião sobre o assunto, não apenas um 'bom' ou 'ruim', afinal, colocar a cabeça para funcionar nunca matou ninguém.